O Arroz ao Redor do Globo

A existência de pratos à base de arroz em todos os cantos do planeta, cada um utilizando tipos específicos, diferentes métodos de cozimento e ingredientes locais, demonstra o quanto as tradições culinárias são dinâmicas e convidativas.

Elas seguem evoluindo de acordo com as influências históricas, condições agrícolas e à disponibilidade local dos ingredientes.

Todas elas realçam como a comida – e em particular, o arroz – se torna um ponto de identidade e orgulho cultural, em que ingredientes básicos adaptam-se às cores e gostos locais.

.

ÁSIA

🇯🇵 CULINÁRIA JAPONESA

Merece menção especial a gastronomia japonesa, genuinamente baseada no arroz como ingrediente essencial de consumo diário, conhecido como “gohan”.

De sabor neutro e suave, o arroz japonês é o acompanhamento perfeito de peixes, mariscos, legumes e algas, em uma composição equilibrada.

Tem presença marcante seja como prato principal, em guarnições ou em sobremesas típicas.

Ou simplesmente é apreciado puro, centrando os sentidos no aroma e sabor próprios do grão, sem sal ou temperos que confundam o paladar.

🍣 SUSHI
Iguaria culinária admirada internacionalmente, em que o arroz japonês, como o Subarashii, ou o Koshihikari, é o componente central.

Com textura pegajosa resultante de uma quantidade generosa de amido, permite ser moldado facilmente e absorve os temperos do vinagre de arroz e do açúcar, harmonizando perfeitamente com peixes e outros acompanhamentos.

Niguiri também conhecido como nigirizushi, é uma forma simples de sushi, coberta com uma fatia de peixe cru, frutos do mar ou até mesmo omelete.

Em ambas as iguarias admitem entre o arroz e a cobertura um pouco de wasabi ou raiz forte, para adicionar um toque de sabor. Diferente do chamado maki, o nigiri não leva alga nori para enrolar.

A forma tradicional de comer é mergulhar apenas a parte do peixe no molho de soja, evitando que o arroz absorva muito líquido e desmorone.

YAHIMESHI
É o célebre arroz frito oriental. Uma maneira prática de reaproveitar sobras de arroz, é temperado e leva alguns poucos ingredientes como cenoura, ovos, presunto e cebolinha, resultando em um prato gostoso e rápido de preparar.

Mochi Bolinhos de arroz Glutinoso preparados ritualisticamente para ser compatilhado no Ano Novo, simbolizando a força nutriz e o senso de comunidade.

🇮🇳🇵🇰 Biryani e Pulao (Índia e Paquistão)
Pratos emblemáticos onde o arroz Basmati é cozido com ervas, especiarias, vegetais, frutos secos ou carnes, resultando em preparações aromáticas.Pulao é uma versão mais simples do Biryani.

🇮🇳🇵🇰 Arroz Jeera (Índia e Paquistão)
é um Basmati temperado com cominho tostado – “jeera”, em hindi) – servindo como guarnição clássica para o caril, ou curry. Alguns incluem canela, cardamomo e louro.

🇸🇦 Arroz Pilaf ou Pilau (Oriente Médio)
É um arroz muito popular preparado com especiarias. Ele é frito em cebola e gordura de forma a torná-lo quase transparente, após o que lhe é adicionado um líquido, geralmente água.

.

🇪🇺 EUROPA

🇵🇹 Culinária Portuguesa

Portugal detém o maior consumo per capita de arroz na Europa, quatro vezes maior que a média européia.

Por este motivo a gastronomia portuguesa é variadíssima em pratos à base de arroz, utilizando tanto o tipo redondo como o comprido, o arroz Basmati e em especial o Carolino, um orgulho nacional.

ARROZ DE PATO
Uma receita tradicional e popular, servida com pato desfiado ao vinho branco e parmesão.

ARROZ DE FORNO
Uma preparação que, após o cozimento, cria uma crosta crocante por cima, sendo a resposta portuguesa ao socarrat espanhol (arroz tostado no fundo da panela).

ARROZ CALDOSO OU MALANDRINHA
Uma versão mais úmida e suculenta servida com uma infinidade de ingredientes, desde hortaliças como nabiças e grelos (as folhas e caules tenros do nabo ou da couve), e até mariscos nobres como o camarão carabineiro e o lavagante azul.

CANJA
O arroz é utilizado para dar consistência a esta sopa emblemática.

Em Portugal, o arroz pode ser servido como entrada, prato principal e até como sobremesa.

Paella (Espanha) Nascida em Valência, a paella é um salteado de arroz ao qual se adicionam vários tipos de carne e verduras. Na sua variação “marinera”, a carne é substituída por marisco.

O arroz Bomba é considerado ideal para sua preparação devido à sua capacidade de absorver grandes volumes de líquido enquanto mantém a integridade dos grãos.

🇪🇸 PUCHERO (ESPANHA)
É um tradicional cozido feito com grão-de-bico, bacon, linguiça, lombo, paio e frango. É servido como refeição principal ou acompanhamento.

🇮🇹 RISOTO (ITÁLIA)
Um prato cremoso em que o arroz Arbório ou Carnaroli é o ingrediente principal. Sua alta capacidade de absorção permite que o arroz absorva líquidos e sabores sem desmanchar, resultando em uma textura única e deliciosa.

.

ÁFRICA

🇬🇭 Jollof Rice/ Benachin
É um prato de arroz típico de países da África Ocidental como Gana, Senegal, Nigéria e Serra Leoa.

O termo Benachin significa “uma panela”, indicando que todos os ingredientes são cozidos juntos em um único recipiente, o que simplifica o processo e concentra os sabores.

Consiste em arroz cozido em um molho rico e saboroso, muitas vezes com peixe e vegetais.

O molho, essencial no prato, é feito à base de pasta de tomate, cebola, sal e especiarias (noz-moscada, gengibre, cominho e pimentas chili vermelhas).

A massa de tomate e azeite de dendê conferem ao prato uma cor avermelhada vibrante e um sabor intenso.

.

AMÉRICA DO NORTE

🇺🇸 JAMBALAYA (EUA)
Um arroz famoso pelo preparo em uma panela só com carnes, linguiça, frango, camarão, pimentões, aipo e uma mistura de especiarias.

.

AMÉRICA CENTRAL

⛱️ POKE (Havaí)
È um prato que consiste de peixe cru em cubos, temperado com molho de soja, óleo de gergelim e outros ingredientes, servido sobre uma farta base de arroz. Acompanham frutas, legumes e outros toppings.

.

AMÉRICA DO SUL

ARROZ COM POLLO
Um prato tradicional e especialmente popular em Porto Rico, que combina arroz e frango. Versões distintas deste prato em diversos países latinos são motivo de disputa sobre sua verdadeira origem.

.

🇧🇷 BRASIL

O arroz é um ingrediente fundamental na culinária brasileira, desde o popularíssimo arroz com feijão onipresente em todas as regiões do país, até as diversas formas e preparações de influência européia, africana e até indígena.

Desta mescla originaram-se preparações regionalistas “nativamente” brasileiras, em que o arroz figura como a estrela principal.

Pratos Regionais Brasileiros

.

NORTE

ARROZ DE PATO NO TUCUPI
Uma variação regional do arroz de pato português incorporando o tucupi, um caldo amarelo extraído da mandioca brava, e folhas de jambu, que trazem a sensação de formigamento na língua característica da culinária amazônica.

ARROZ DE PIRARUCU SECO
Comum na região amazônica, neste prato o arroz vai cozido com pirarucu (um peixe gigante da Amazônia), seco e desfiado, e temperos regionais.

.

NORDESTE

BAIÃO DE DOIS
Embora o feijão seja um protagonista, o arroz é a base essencial. É um prato robusto e completo, feito com arroz, feijão-fradinho ou verde, queijo coalho, carne seca ou jabá, e cheiro-verde.

ARROZ DE CUJÁ
Um prato típico do Maranhão, famoso por seu sabor azedinho e aroma único. É feito com arroz, gergelim torrado e moído, camarão seco, jambu (uma erva amazônica que causa dormência na boca) e vinagreira.

ARROZ DE COCO
Comum em diversas áreas do Nordeste, o arroz é cozido com leite de coco, o que lhe confere um sabor adocicado e cremoso, servido frequentemente como acompanhamento de peixes e frutos do mar.

.

CENTRO-OESTE

ARROZ COM PEQUI
Um prato emblemático de Goiás onde o arroz é cozido com pequi, um fruto de sabor e aroma marcantes e bastante peculiares.

ARROZ DE SUÃ
Comum em Minas Gerais, mas especialmente em Goiás e Mato Grosso, é feito com a suã do porco (parte final da espinha dorsal) e arroz, resultando em um prato rico e saboroso.

.

SUDESTE

GALINHADA
Versão brasileira do disputado “arroz de pollo” caribenho, aqui tem origem bandeirante. Consiste em arroz cozido com galinha caipira em pedaços, temperos, e por vezes açafrão ou urucum para dar cor. Acompanham vinagrete e tutu de feijão.

.

SUL

ARROZ CARRETEIRO
Arroz Carreteiro Embora seja prato ícone do Sul, é bastante popular em São Paulo. Frequentemente feito com charque (carne salgada e seca ao sol), arroz, gordura e temperos, é um prato robusto e saboroso.

ARROZ DE FORNO
Uma preparação caseira comum, onde se tornou uma prática aproveitar sobras de arroz cozido e de outros ingredientes misturados, como frango desfiado, queijo, presunto e legumes, e levado ao forno para gratinar.

.

UNANIMIDADE NACIONAL

BOLINHO DE ARROZ
A origem do nosso bolinho de arroz é incerta, mas acredita-se que tenha vindo ao Brasil pelos imigrantes italianos e japoneses, que trouxeram consigo suas tradições culinárias. Os italianos já tinham o hábito de aproveitar as sobras de arroz para preparar bolinhos fritos, e curiosamente os japoneses têm o mesmo costume.

ARROZ-DOCE NO NORTE E ARROZ-DE-LIETE NO SUL
Uma sobremesa clássica feita com arroz cozido em leite, açúcar e, frequentemente, especiarias como canela e cravo-da-índia (adaptações recentes incluem leite condensado). É um comfort food muito apreciado em todo o território nacional.

Esses são apenas alguns exemplos da versatilidade do arroz na culinária mundial regional brasileira.

Há muitas variações e adaptações destes pratos, cada um refletindo os ingredientes e costumes próprios e, porquê não, os gostos pessoais.

Invente o seu! 😉

Nosso Blog

Lavar ou não o arroz cru: eis a questão!

Em nosso meio o arroz é a base de milhares de pratos, e daí vem sempre aquela mesma dúvida: precisa lavar o arroz antes de cozinhar? Normalmente se diz que o costume de lavar o arroz reduz o amido dos grãos. Isto é parcialmente verdadeiro, tanto que na prática a

Leia mais »

O Arroz ao Redor do Globo

A existência de pratos à base de arroz em todos os cantos do planeta, cada um utilizando tipos específicos, diferentes métodos de cozimento e ingredientes locais, demonstra o quanto as tradições culinárias são dinâmicas e convidativas. Elas seguem evoluindo de acordo com as influências históricas, condições agrícolas e à disponibilidade

Leia mais »

Arroz Tipo 1, Classe Longo e Subtipo Integral…

…mas o que é isso?? A diversidade do arroz é tão vasta, e cada variedade tem características únicas que influenciam seu perfil nutricional e seu uso culinário. Por isso existe uma classificação própria do arroz, que você vê nas em embalagens, para saber exatatamente qual escolher. Nela temos: a qualidade

Leia mais »

VIDRO VS. PLÁSTICO E ALUMÍNIO

Século XXI. O vidro continua superando o plástico e o alumínio, como opção para o armazenamento de alimentos, quando a saúde humana é a prioridade. Quando o respeito às pessoas conta mais que a praticidade, mais que o menor custo, e mais que a facilidade de outros materiais. Sua composição

Leia mais »

POR QUE ORGÂNICO?

Priorizar uma alimentação orgânica é uma escolha consciente e benéfica para a saúde humana, especialmente quando comparada a certo riscos associados aos alimentos cultivados de forma convencional. A diferença fundamental reside nas práticas de cultivo e criação, que impactam diretamente a composição nutricional, e na ausência de substâncias indesejadas nos

Leia mais »