Arroz Tipo 1, Classe Longo e Subtipo Integral…

…mas o que é isso??

A diversidade do arroz é tão vasta, e cada variedade tem características únicas que influenciam seu perfil nutricional e seu uso culinário.

Por isso existe uma classificação própria do arroz, que você vê nas em embalagens, para saber exatatamente qual escolher.

Nela temos: a qualidade e tamanho do grão, a espécie agronômica e o tipo de processamento industrial.

Tipo
Avalia a qualidade do arroz com base no percentual de grãos defeituosos, quebrados, manchados, imperfeitos. O arroz VINUTTRI é sempre tipo 1, portanto oferece mais qualidade na seleção de grãos.

Classe
Aqui conta o tamanho do grão, cada um próprio da sua variedade.

Curto ou redondo
Grãos curtos e arredondados, com cerca 4-5 mm de comprimento x 2,5mm de largura.

Os grãos tendem a ficar colados após a cozedura, a exemplo do arroz Cateto, além do Glutinoso. Este efeito é desejável nos pratos preparados com eles.

Médio
Grãos de comprimento intermediário, entre 5-6mm.

Tem um sabor suave e textura macia. O Arbório e o Bomba são bons exemplos deste grupo (bem como o Carnaroli e o Carolino).

Longo
Grãos ainda mais longos e finos, com mais de 6 mm.

É leve, mais seco e permanece solto após o cozimento, sendo frequentemente utilizado em saladas.

Exemplos notáveis: o aromáticos Basmati e Jasmim, o Selvagem e até o Subarashii.

Misturado
Se diz quando o arroz não é uniforme e não se enquadra em nenhuma das classes.

Subgrupo

Indica a forma de processamento e a apresentação final do arroz.

Importante notar que o beneficiamento do arroz altera algumas de suas características e reduz drasticamente seu valor nutricional!

A classificação se dá pelo grau de beneficiamento do grão. Assim os temos:

ARROZ EM CASCA ou PADDY

É o grão bruto, não processado, apenas colhido da planta de arroz com a casca protetora intacta. Esta é dura e não comestível.

ARROZ INTEGRAL, CARGO ou CASTANHO

Tem cor acastanhada pois a casca externa ou gluma foi removida, revelando o grão envolvido em uma película, que mantém o farelo (sêmea) e o gérmen intactos.

Por esta razão, necessita de mais tempo de cozedura e é considerado o mais nutritivo, com maior teor de fibras – principalmente as insolúveis – proteínas, vitaminas do complexo B e minerais em comparação com o arroz branco e o parboilizado.

ARROZ PARBOILIZADO (vaporizado ou estufado)

O arroz submetido a tratamento hidrotérmico (vapor sob pressão) antes de ser descascado. Nste processo de “pré-cozimento” o amido gelatiniza e parte das propriedades do farelo é incorporada ao grão, preservando mais do seu valor nutricional.

O resultado é o cozimento mais rápido e um arroz mais solto sem aglutinar facilmente, mesmo com o tempo de cozimento excedido.

Nutricionalmente é um estado intermediário, retendo mais fibras e proteínas que o branco, mas não tanto quanto o integral.

ARROZ PARBOILIZADO INTEGRAL

É o arroz parboilizado que ainda preserva a película, o farelo e o gérmen.

ARROZ POLIDO (ou BRANCO)

Arroz com película também removida, sendo retirados o farelo e o gérmen, restando principalmente o amido. O resultado é um grão branco e brilhante, mas nutricionalmente empobrecido.

O gérmen é uma pequenina parte do grão que contém os óleos, vitaminas, proteínas, minerais e antioxidantes do arroz, e põe a perder o valor nutricional do alimento quando é retirado, junto com grande parte das fibras, durante o processamento.

Minerais ferro, fósforo, magnésio e potássio aparecem em significativas quantidades no arroz integral e parboilizado, em comparação com o arroz branco.

Apenas a critério de curiosidade, e para completar a classificação existente do arroz por subespécie agronômica, quase todo o arroz cultivado é:

Indica – de grão alongado como o tipo agulha.
Japonica – grão oblongo e pequeno.

Ambas as subespécies englobam todas a variedades de arroz que tanto apreciamos, as quais VINUTTRI traz em uma linha completa – a In Natura Mais+.

O diferencial é que VINUTTRI agrega a todos eles uma formulação única que recompõe a carga de minerais do arroz em estado natural não processado, e ainda acresce em vitaminas.

Para o aporte de fibras, VINUTTRI traz a vantagem de oferecer as variedades de arroz também no estado integral.

É a inovação que preserva a boa nutrição, independentemente do tamanho, sabor e origem do arroz que você escolher!

LEMBRETE IMPORTANTE

Todo arroz é um alimento vegano, sem glúten, colesterol ou lactose, e é 100% natural.

Nosso Blog

Lavar ou não o arroz cru: eis a questão!

Em nosso meio o arroz é a base de milhares de pratos, e daí vem sempre aquela mesma dúvida: precisa lavar o arroz antes de cozinhar? Normalmente se diz que o costume de lavar o arroz reduz o amido dos grãos. Isto é parcialmente verdadeiro, tanto que na prática a

Leia mais »

O Arroz ao Redor do Globo

A existência de pratos à base de arroz em todos os cantos do planeta, cada um utilizando tipos específicos, diferentes métodos de cozimento e ingredientes locais, demonstra o quanto as tradições culinárias são dinâmicas e convidativas. Elas seguem evoluindo de acordo com as influências históricas, condições agrícolas e à disponibilidade

Leia mais »

Arroz Tipo 1, Classe Longo e Subtipo Integral…

…mas o que é isso?? A diversidade do arroz é tão vasta, e cada variedade tem características únicas que influenciam seu perfil nutricional e seu uso culinário. Por isso existe uma classificação própria do arroz, que você vê nas em embalagens, para saber exatatamente qual escolher. Nela temos: a qualidade

Leia mais »

VIDRO VS. PLÁSTICO E ALUMÍNIO

Século XXI. O vidro continua superando o plástico e o alumínio, como opção para o armazenamento de alimentos, quando a saúde humana é a prioridade. Quando o respeito às pessoas conta mais que a praticidade, mais que o menor custo, e mais que a facilidade de outros materiais. Sua composição

Leia mais »

POR QUE ORGÂNICO?

Priorizar uma alimentação orgânica é uma escolha consciente e benéfica para a saúde humana, especialmente quando comparada a certo riscos associados aos alimentos cultivados de forma convencional. A diferença fundamental reside nas práticas de cultivo e criação, que impactam diretamente a composição nutricional, e na ausência de substâncias indesejadas nos

Leia mais »